Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Ser Mãe, Ter Fé, Ansiedade, Medo, Parto Humanizado...

(senta que o papo é longo, e não se espanta, o texto parece confuso, misturado, mas não é!)

Pasmem, diferente do que tenho escrito aqui no blog, da minha vontade de ser mãe, há alguns anos atrás, eu não sabia ao certo se queria ter filhos. É sério, eu achava que não teria paciência, que não levaria jeito. Eu tinha um problema de "mau humor na madrugada", que achava eu, seria impossível tratar.. Eu ficava fula da vida quando tinha que acordar na madrugada, me irritava profundamente, e eu sentava as patas no primeiro que se atravessava, por isso eu pensava: não posso ter um filho, eu vo judiar do pobrezinho!!! Muitas pessoas me falavam que isso ia passar quado a cria nascesse, mas meu mau humor era tão forte que eu duvidava...
Mas meu marido teve um problema de saúde nestes últimos anos -entre 2009/2011-, onde ele acordava a cada hora da madrugada, para medicar, e sempre contava com a minha ajuda, nunca briguei com ele, desde as primeiras noites vendo o sofrimento dele, eu sofria junto, mas o mau humor... nunca mais se fez presente!! Surpreendentemente, depois de noites acordando junto com ele, de hora em hora, eu me dei conta que sim, eu estava "curada" daquele terrível mau humor, eu tinha uma paciência com ele que me espantou, e comecei a perceber que o amor muda a gente, foi o amor que eu sinto pelo meu marido que me ajudou a me curar, foi o amor a Deus, pedindo todas as noites pela saúde do meu marido, que também nos ajudou a passar por todo aquele período. Vencemos! Com fé, com amor, com união, com carinho, com paciência... e depois disto eu percebi que sim, eu posso ter meu filho, eu já estou preparada, já estou "curada", aliás já estamos curados, meu marido também está curado. (Obrigado Deus!)
Então, depois que descobri que sim, estou preparada para a chegada de um bebê, veio o medo do parto... mas eu nem estou grávida, e já penso no parto, tão longe, no final da gravidez!??!.. sim, penso não só no parto, como nas complicações que porventura podem aparecer, como penso também na decoração da festa do primeiro aninho, e a decoração do chá de bebê, já até sei qual é.. isso mesmo, te apresento a Sheila Rotth Ansiedade, ou Sheila Ansiedade Rotth.. pq sim a ansiedade faz parte da minha vida, maaaaaassss, antes de vocês virem me dizer que ansiedade faz mal, dificulta os planos, que blábláblábláblá... já vou adiantando, eu tomo uma homeopatia bem legal, eu faço artesanato, pinto e bordo, e a ansiedade virou minha melhor amiga. Convivemos muito bem obrigado! Já explico, calma:
Quem me conhece sabe, eu morria de medo de sentir dor, (mentira, ainda morro). Não sou das mais fortes não,  tenho enxaquecas horrorosas e a primeira coisa que faço é me atirar na cama e não levanto enquanto a dor não passar, não por frescura, mas por não conseguir me manter em pé mesmo!!
Sempre tive medo do parto, sempre ouvia as gurias falando das dores, do corte da episio, algumas me comentavam: -"bah, na maternidade tinham algumas mulheres que gritavam de dor e as enfermeiras xingavam então eu ficava bem quieta, mordia uma fralda entre os dentes, mas não dava um piu!!!"
Isso me apavorava!! Sério, eu não queria e nem quero passar por isso. Muitas mulheres da minha família passaram por isso e por coisas piores.
Então, cá fui eu pesquisar na internet, sobre partos, medos, inseguranças, e tudo mais que tem na face da internet sobre gravidez, poderia ter até consultado com um psicologo/psiquiatra (nada contra), mas creio eu que iriam me medicar com algum ansiolítico, papo vai, papo vem e eu continuaria na mesma. Então me "automediquei" com pesquisas de internet, e descobri um remédio óóótemo pra questão medo x parto: INFORMAÇÃO!! Sério!! E eu recomendo, é gratuita e faz um milagre na gente.
Através das minhas pesquisas, eu conheci o parto humanizado, reconheço que logo de cara achei que era coisa pra "mulé rica", parto na água? de cócoras?? humm deve ser triii caro!! nem tem no Brasil isso. Se tiver o plano nem deve cobrir, mas ainda bem que sou mega curiosa, e li, li bastante, eu ficava cada vez mais animada, mais apaixonada... Amo, adoro de paixão ler os relatos das mulheres que se empoderaram, dá um arrepio, da uma força, encoraja!! 
Posso afirmar que com toda a informação que tenho hoje, só reforça que a minha ansiedade só me faz bem, (Não fosse minha ansiedade, eu teria ficado passiva, só esperando as coisas acontecerem, tudo a seu tempo!!) hoje eu não tenho mais medo do parto, há uns anos atrás, eu falei pra minha antiga gineco, que eu queria ter um parto com anestesia, pra não sentir nada de dor, e ela na hora me incentivou: Só sente dor quem quer Sheilinha... disse ela. Pois é drª, eu não queria sentir dor, mas hoje, que eu sei que o bebê também é anestesiado durante o parto (mesmo o normal), agora eu não quero anestesia, eu quero sentir sim, todas as dores, que são as dores que vão trazer meu nenêm pra mim, ágil, sem estar anestesiado, pronto pra vir mamar no meu peito, saído de dentro de mim por um parto natural. Sei que não vai depender diretamente de mim, Deus tem um plano para cada um de nós, mas eu rezo, tenho fé e confio, que Deus vai me ajudar. Assim como tem me ajudado todos os dias. (Obrigado Deus).
Não quero julgar as mulheres que escolhem cesárea por medo de dor, cada pessoa sabe até onde consegue enfrentar seus medos! Mas, para mim, a informação ajudou muito. Fora isso, vi que muitas indicações de cesárea são mitos: cordão enrolado, falta de dilatação, bebê grande. Bom, minha sogra teve dez (10) filhos, todos de parto normal, todos fortes, sem nenhuma complicação, e 8 (ou 9) foram paridos em casa!! Então um parto natural não é lá um bicho de sete cabeças!! Se ela pode, eu também posso!!! Deus, me conceda esta graça. Minha sogra tem hoje setenta e poucos anos (não sei ao certo se é 75/76).. vive bem, não tem bexiga caída, quem olha pra ela se surpreende com a pele que ela tem, então ter 10 filhos de parto natural deve fazer bem neh?? hehehe.
Se eu pudesse dar um conselho a cada mulher que quer ter um filho, ou que já está esperando, seja o primeiro, sengundo ou terceiro...  eu diria: lê, te informa, de coração aberto, de mente aberta, não acredita só nas "historinhas de carochinha" que te contam  que de carochinha não tem nada, são histórinhas de terror que pessoas insistem em ficar inventando, conversa com quem realmente entende do assunto, entende o que está se passando pelo teu corpo, enfrenta. Te empodera.









2 comentários:

  1. Nossa!!! Que textão heim!!! Mas muito legal , adorei, é isso ai...fé em Deus e pé na tábua, to ansiosa pela chegada do meu(minha) sobrinho(a)!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheila! Obrigada pelo apoio! Pela que não moro nem em Canoas, nem em Porto. Meu primeiro filho tive quando morava em Porto Alegre, adorei o obstetra, lutou até o final comigo pelo meu parto normal. Mas agora estamos morando em Caxias do Sul e aqui estou tendo dificuldade de encontrar um bom. A pediatra do meu filho nos passou dois nomes de obstetra que diz ela serem o "meu número". Consegui as consultas pra final de abril e estou na expectativa. Tomara que dê tudo certo!
    E é isso aí, vamos nos empoderar!!
    Beijo!

    ResponderExcluir